Assembleia Municipal de Torres Vedras debate em sessão temática “Empresas e Emprego”

No dia 23 de maio a Assembleia Municipal de Torres Vedras realizou uma sessão temática subordinada ao tema: “Empresas e Emprego em Torres Vedras”. A sessão contou com a presença dos oradores convidados: João Elias, presidente do Concelho de Gerência do Centro de Apoio ao Empresário (CAERO); João Esteveira, presidente da Direção da Associação Comercial Industrial da Região Oeste (ACIRO) e Carlos Pinto, diretor do Centro de Torres Vedras do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

João Elias identificou como desafios a periferia geográfica do território português e da falta de mão de obra e mão de obra qualificada. Na sua intervenção, mencionou instituições de ensino profissional no Concelho que contribuem para o desenvolvimento das áreas económicas a que dizem respeito a sua oferta formativa.

João Esteveira falou do ponto de vista dos empregadores e sugeriu medidas concretas: investimento da formação profissional; investimento na rede de transportes e aumento da oferta de habitação, de modo a que os trabalhadores encontrem facilidade em chegar aos postos de trabalho. O presidente da ACIRO mencionou também a diminuição das tarifas de água para os empresários como uma medida a adotar.

Em representação do IEFP, Carlos Pinto apresentou o trabalho desta instituição junto das empresas e de pessoas à procura de emprego. Referiu que os dados de março de 2024 indicam 1070 pessoas à procura de emprego, doa quais 116 são jovens, o que é um número reduzido. Na sua intervenção falou também dos gabinetes de inserção profissional descentralizados existentes no Concelho como uma mais-valia, por criarem maior proximidade com as pessoas, e da importância do trabalho em rede que o IEFP faz com outras entidades, entre as quais a Câmara Municipal de Torres Vedras.

Seguiu-se um espaço de debate entre os membros da Assembleia e convidados, em que foram discutidos vários temas relacionados com o mote da sessão, como a integração de migrantes; ação sindical, renumeração e contratação precária; formação de adultos; o Plano de Recuperação e Resiliência, investimento em áreas empresariais e atratividade para as empresas, entre outros.

Das reflexões tecidas resultaram propostas que serão compiladas de forma a emanar recomendações para as entidades executivas, Câmara Municipal de Torres Vedras e Governo.

As sessões temáticas da Assembleia Municipal tiveram início em 2023, com a sessão “Cluster alimentar do concelho”. José Correia, presidente da Assembleia Municipal, lembrou que o seu propósito é de oferecer contributos para a discussão dos temas propostos, mas também, e sobretudo, para a resolução dos desafios identificados.