ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE TORRES VEDRAS

ENQUADRAMENTO

ENQUADRAMENTO

A Assembleia Municipal Jovem (AMJ) é uma iniciativa da Assembleia Municipal de Torres Vedras, destinada aos alunos do ensino secundário e que tem como objetivo sensibilizar os jovens para as questões do poder local, capacitando-os para um contributo ativo na resolução de problemas.

Em função da idade, os alunos do concelho têm uma visão muito específica sobre a sociedade em que se inserem e, consequentemente, preocupações para as quais os decisores políticos nem sempre estão despertos. Numa idade onde, na sua maioria, não são chamados à escolha de quem os representa, importa saber quais os seus contributos e dar-lhes voz junto dos órgãos do Município.

Com a criação deste órgão deliberativo de âmbito juvenil cuja competência é a aprovação de uma proposta que dê responda a problemas concretos da comunidade local, pretende-se que os alunos desenvolvam várias competências pessoais. A apresentação de propostas que respeitem critérios como a sustentabilidade, a viabilidade técnica e financeira da sua execução e a inserção na esfera das competências do Município implicará, entre outras, capacidade de análise, argumentação e trabalho de equipa. Cada escola será representada por um grupo de alunos eleitos a quem cometerá defender não só a sua ideia pessoal mas aquela que é a proposta de todos os elementos do grupo.

Com mandato de 1 ano letivo, a proposta aprovada na AMJ será apresentada ao executivo da Câmara Municipal e entregue para implementação no ano seguinte.

No início de cada ano o Município divulga a verba disponível para o projeto, devendo as propostas enquadrar-se nesse orçamento.